DevOps leva agilidade, cooperação e eficiência para os departamentos de TI - Tecnologia

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

DevOps leva agilidade, cooperação e eficiência para os departamentos de TI

Controlar a qualidade do produto desde a produção inicial

Inspirada nos métodos arcaicos da produção em série, a elaboração de um software sempre dividiu os processos de criação e controle de qualidade; buscando unificar essas duas fases e evitar falhas na comunicação entre elas, a cultura DevOps indica que o controle de qualidade de um produto deve ser feito pelo mesmo grupo que o constrói desde seu início.
Esse tipo de produção exige agilidade, facilidade de comunicação e eficiência de todos os envolvidos – tanto as esquipes de infraestrutura quanto as de desenvolvimento precisam ver um só objetivo: entregar o produto ao cliente dentro do prazo e com a qualidade desejada.

Buscar a inovação e agregar cada vez mais recursos às aplicações

Esta parte todo mundo já sabe, certo? Errado: durante anos de operações fragmentadas em fases de produção sem comunicação, tanto os setores de desenvolvimento quanto os de infraestrutura brigaram entre si para atualizar um software sem perder tanto tempo na resolução de problemas.
Novamente visando a união entre essas duas partes do processo, o DevOps afirma que os ambos objetivos são correlatos, principalmente porque um produto que não se atualiza conforme o mercado ou seus concorrentes se torna falho logo em seu núcleo.
Assim, é necessário que as duas equipes – ou até mesmo a única equipe – colabore entre si para agilizar a adoção de novos recursos e a validação de qualidade em cada um deles.

Investimento em automação e infraestrutura tecnológica

Por ser focada em reduzir custos financeiros e temporais, além de aumentar a qualidade do produto final, a cultura DevOps exige que haja bastante investimento na automação dos processos – economizar pessoal em replicabilidade de tarefas significa poder investir mais no desenvolvimento, por exemplo.
Reduzir muito a incidência de erros também é uma das vantagens de se investir em automação. Startups que costumam ter capital e equipes limitadas também podem se aproveitar da automação virtual de processos – aquela feita na nuvem – para economizar gastos e gerir melhor os seus funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot